sexta-feira, 6 de maio de 2016

O SEGREDO DE MARIA - São Luís de Montfort

Salve Maria!


Chegamos ao mês de Maio, mês dedicado a Nossa Senhora, nossa Mãe e Intercessora no céu. Para comemorarmos o mês Mariano vamos nos debruçar no decorrer de alguns posts sobre a linda obra de São Luís de Montfort: O SEGREDO DE MARIA.



A história de vida de São Luís de Montfort no-lo mostra continuadamente apaixonado pelos encantos da Virgem Santíssima, vivendo sob a sua dependência, entregando-se a Ela de corpo e alma, e buscando receber tudo da sua mão maternal, para, por meio dela, elevar-se à mais alta santidade. O ideal de Montfort é conduzir as almas a Jesus Cristo por Maria.




O Segredo de Maria, escrito por São Luís de Montfort, não é senão um resumo da sua obra-prima mariana "O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem". Por isso têm estes dois livros a mesma finalidade: revelar a missão especial da Mãe de Deus no plano da salvação para depois estabelecer com Ela uma verdadeira relação de amor filial. 
Mas o mais importante é que a doutrina aqui explanada no Segredo de Maria não é reservada a uma categoria especial de pessoas, mas a todos os cristãos, de todos os tempos e lugares, e que desejam viver a sério o seu compromisso batismal, que consiste numa adesão sincera e total a Jesus Cristo; mas o caminho único e seguro para conseguir isso é Maria e aqui está o verdadeiro segredo que o autor procurará revelar. E Montfort não se contentará, como outros autores, a aconselhar apenas a devoção mariana, mas irá ao ponto de escrever o verdadeira norma de conduta para se lá chegar. E a única norma de conduta séria, válida e eficaz para Montfort será a "devoção da Santa Escravidão" ou a "consagração a Maria na qualidade de escravo". 
Eis, pois aqui, amigo leitor a explicação duma devoção que se cultivares, irá revelar-se-te num grande segredo de santificação que, afinal, "é a vocação do todo o cristão"(LG40).


PARA ALCANÇAR A GRAÇA DE DEUS É NECESSÁRIO 
PRIMEIRO ALCANÇAR MARIA


Segundo Montfort: Portanto, tudo se resume a encontrar um meio fácil para se alcançar de Deus a graça necessária para se tornar santo; e é precisamente isso que eu pretendo ensinar-te. E afirmo que, para se alcançar tal graça de Deus, é necessário alcançar Maria. Vejamos, em seguida, os motivos:

1- Maria alcançou a graça

Só Maria alcançou graça diante de Deus, para Si e para toda a criatura em particular. Nem os patriarcas ou profetas, nem todos os Santos do Antigo Testamento alcançaram graça.

2- É Mãe da graça

Só Maria, na verdade, deu o ser e a vida ao Autor de toda a graça; por isso é a apelidada de "Mãe da graça".

3- É cheia de graça

Deus pai, quem, como de fonte essencial devia todo o dom perfeito e toda graça, ao dar-Lhe seu próprio Filho, entregou a Maria todas as graças; de maneira que - como diz São Bernardo - n'Ele e com Ele Deus comunicou-Lhe a sua própria vontade.

4- É administradora das graças

Deus escolheu-A para tesoureira, ecônoma e distribuidora de todas as suas graças; por isso, todas as graças e dons de Deus passam pelas suas mãos.[...].

5- É Mãe do Filho de Deus

Tal como, na ordem da natureza, é necessário que um filho tenha um pai e uma mãe, assim também, na ordem da graça, todo o verdadeiro filho da Igreja deverá ter Deus por pai e Maria por mãe. E quem se vangloriar de ter Deus por pai e não tiver a ternura de um filho por Maria, pois será um mentiroso que terá apenas o demônio por pai.

6- É Mãe dos membros de Cristo

Já que foi Maria quem formou a Cabeça dos predestinados, Jesus Cristo, a Ela pertence também formar os membros dessa mesma Cabeça, que são os verdadeiros cristãos. Com efeito, uma mãe não dá à luz a cabeça sem os membros, nem os membros sem a cabeça.[...].

7- É colaboradora do Espírito Santo

Tendo o Espírito Santo desposado Maria e tendo gerado n'Ela, com Ela e por Ela Jesus Cristo, a obra-prima, o Verbo encarnado, e não a tendo jamais repudiado, continua, cada dia, a gerar os predestinados n'Ela, com Ela e por meio d'Ela, de forma misteriosa, mas verdadeira.


8- Faz crescer no amor filial

Maria recebeu de Deus um domínio especial sobre as almas para alimentá-las e fazê-las crescer em Deus. [...] Por conseguinte, assim como a criança ai buscar todo o nutrimento à sua mãe, que lhe proporciona o alimento necessário à sua fragilidade, assim também os cristãos vão procurar em Maria todo o nutrimento e todo o vigor espiritual.

9- Está presente na vida dos verdadeiros cristãos

Somente a Maria disse Deus Pai: "Minha filha, põe a tua morada em Jacob", ou seja, habita nos cristãos autênticos, prefigurados em Jacob.
Somente a Maria disse Deus filho: "Minha Mãe, toma Israel por tua herança", ou seja, toma os verdadeiros cristãos por herança.
Finalmente, também só a Maria disse o Espírito Santo: "Minha fiel Esposa, lança as tuas raízes no meio dum povo glorioso", ou seja, os verdadeiros cristãos.[...].

10- É a imagem viva de Deus

Maria é chamada por Santo Agostinho, e é-o efetivamente, Forma Dei, imagem viva de Deus; isto quer significar que somente n'Ela foi formado Deus como homem perfeito, sem faltar-Lhe qualquer traço de divindade; e também que só n'Ela poe o homem ser transformado em Deus - tanto quanto a natureza humana o permita -, pela graça de Jesus Cristo. [...].

11- É o paraíso de Deus

Nunca houve e jamais haverá criatura alguma, não fazendo sequer exceção dos Bem-aventurados, dos Querubins ou dos mais elevados Serafins, onde Deus - fora de Si mesmo e em si mesmo - tenha manifestado a sua glória com tanta perfeição como em Maria. 
é Maria o Paraíso de Deus e o seu mundo inefável, onde o Filho de Deus penetrou para lá operar maravilhas, para o guardar e aí gozar as suas complacências. [...].

12- Facilita a união com Deus

Ninguém pense, como alguns iluminados, que Maria, por ser criatura, possa ter obstáculo à união com o Criador; é que já não é Maria que vive, é Jesus Cristo apenas, é Deus só que vive n'Ela. A sua transformação em Deus ultrapassa infinitamente a de São Paulo e a dos outros Santos, mais o que o Céu ultrapassa a terra em altura.[...].

13- É auxílio do sofrimento

Não pretendemos afirmar  que quem encontrou Maria através duma devoção verdadeira venha ficar isento de cruzes e sofrimentos. Bem ao contrário! Até será mais assaltado do que os outros já que Maria - qual Mãe dos viventes - dá a todos os seus filhos alguma porção da Árvore da Vida, a cruz de Jesus.
Reservando-lhes, porém, grandes cruzes, dá-lhes também a graça e carregá-las com paciência, e até com alegria, de manheira que as cruzes que Ela dá àqueles que lhe pertencem são - por assim dizer - saborosas, ou cruzes doces e não cruzes amargas. Ainda que, durante algum tempo e por serem amigos de Deus, devam beber o cálice da amargura, porém, a consolação e a alegria que recebem de sua bondosa Mãe - passada a provação - dá-lhes força e coragem para carregarem cruzes ainda bem mais pesadas e amargas.













São Luís Maria Grignion de Montfort, 1673-1716†
    O Segredo de maria / São Luís Maria Grignion de Montfort - 7°ed. - Lorena: Cléofas, 2015.















Nenhum comentário:

Postar um comentário