sábado, 19 de março de 2016

19 de março: Dia de São José, pai adotivo de Nosso Senhor


Salve Maria!

É com muita alegria que hoje comemoramos o dia de São José, pai adotivo de Nosso Senhor e esposo da Virgem Maria. São José é modelo de pai e esposo por seu testemunho de fé e amor.


A vida de São José

Tudo o que sabemos sobre o Glorioso São José é o que nos conta a Sagrada Escritura: que era um homem justo, temente a Deus e aceitou dar sua vida para criar e educar um filho que não era seu (afinal Jesus era filho de Deus). A Escritura Sagrada diz que era carpinteiro (Mt13,55) e pobre, embora sendo pobre, José era de linhagem real, da descendência do rei Davi (Mt1,1-16 e Lc3,23-28). Com a idade de mais ou menos 30 anos foi convocado pelos sacerdotes do templo, com outros solteiros da tribo de David, para se casar. Quando chegaram ao templo, os sacerdotes colocaram sobre cada um dos pretendentes um ramo e comunicaram que a Virgem Maria de Nazaré se casaria com aquele em que o ramo se desenvolvesse e começasse a germinar.






São José: Chefe da Sagrada Família, exemplo para as famílias




São José é o modelo de pai e chefe de família que todos os maridos devem imitar, a Sagrada Família é o modelo de família que todos nós devemos perseguir. O lar de Nazaré era um lar sem luxo, mas um lar cheio de amor, de doçura e de doação recíproca. José foi o pai terreno de Jesus e como tal teve que providenciar às necessidade da familia, tutelar e crescer o seu filho adotivo, sempre pronto a satisfazer os desejos de Deus. No livrinho Mês de São José, há uma meditação que traz o seguinte texto falando sobre como São José era afetuoso:
"Como se haviam de amar todos na pequena casa de Nazaré! Meu Deus, que quadro encantador se apresenta a minhas vistas! Maria procurando tudo o que pode ser agradável a Jesus; Jesus como adivinhando tudo o que contentaria à Virgem Maria; São José fazendo tudo o que está em suas forças para que ninguém sofra! Ó delicioso interior, que nos seria tão fácil reproduzir entre nós! Que faremos da nossa faculdade de amar, se não a empregarmos em concorrer para a felicidade daqueles que nos cercam!?"


São José: Modelo de fé e homem



A fidelidade é um dos aspectos que precisamos destacar de São José. Fidelidade a Deus, à sua identidade e à sua missão de ser o chefe da Sagrada Família, com tudo o que isto implica. São José enfrentou as dificuldades, medos e inseguranças que naturalmente experimentava, confiando que se Deus o chamou, daria toda a força necessária para levar adiante essa missão. Essa união e confiança plena em Deus foi o que o permitiu ser fiel. A fidelidade de São José ao Plano de Deus é modelo para todos aqueles que desejam responder com generosidade e fidelidade ao que Deus propõe como caminho de felicidade. 

Santa Teresa de Ávila (1515-1582), a primeira doutora da Igreja, a reformadora do Carmelo, disse: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”. E declarava que em todas as suas festas lhe fazia um pedido e que nunca deixou de ser atendida. Ensinava ainda que cada santo nos socorre em uma determinada necessidade, mas que São José nos socorre em todas. 
O grande doutor da Igreja Santo Agostinho compara os outros santos às estrelas, e São José ele o compara ao Sol. A esse grande santo Deus confiou Suas riquezas: Jesus e a Virgem Maria. Por isso, o Papa Pio IX, em 1870,  declarou São José Padroeiro da Igreja Universal com o decreto “Quemadmodum Deus”. Leão XIII, na Encíclica “Quanquam Pluries”, propôs que ele fosse tido como “advogado dos lares cristãos”. Pio XII o declarou como “exemplo para todos os trabalhadores” e fixou o dia 1º de maio como festa ao José Trabalhador. 
Papa Emérito Bento XVI: “O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou”. 
Assim, é da relação de José com Maria e com Jesus que nasce a sua relação com a Igreja. Nós podemos confiar em São José, pois ele continua desempenhando a sua missão de cuidar e proteger o corpo de Cristo que é a Igreja, por isso ele é o patrono da Igreja Universal.


Vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre Josefologia (teologia de São José). "Nos últimos séculos, a religiosidade popular e o ensinamento dos Papas têm reconhecido cada vez mais a importância de São José na vida da Igreja. Como podemos explicar este fenômeno?"




Sobre a morte de São José

A morte de São José se deu antes da vida pública de Jesus. Ele é considerado o padroeiro dos moribundos e da boa morte, porque morreu sendo assistido por Jesus e Maria.


Ladainha do Glorioso São José


Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus,
tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,
tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus,
tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das Virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
tende piedade de nós.
V. Ele constituiu-o Senhor da Sua casa,
R. E fê-lo príncipe de todos os Seus bens.Oremos.
Ó Deus, que por inefável Providência Vos dignastes escolher a S. José por esposo da Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vos pedimos, que mereçamos ter por intercessor no céu, o que veneramos na terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
Amém.


Viva ao Glorioso São José!!! 





Fontes: 
http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=oracoes&subsecao=ladainhas&artigo=ladainha_sao_jose&lang=bra
http://www.mulhercatolica.com/2014/03/a-santidade-e-pureza-virginal-de-sao-jose.html
http://digilander.libero.it/monast/giuseppe/porto/pterr.htm
https://padrepauloricardo.org/episodios/o-glorioso-sao-jose
http://www.gloriososaojose.org.br/
http://josefologia.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário