terça-feira, 15 de março de 2016

O Santo Rosário



"Com efeito, recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo." (O Rosário da Virgem Maria - Papa João Paulo II)




Salve Maria, leitores!


O nosso post de hoje vem falar um  pouco sobre uma prática católica de especial relevância para a história da salvação. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Santo Rosário e sua origem.


O QUE É O ROSÁRIO?




O Santo Rosário é uma prática religiosa de devoção mariana muito difundida entre os católicos romanos, que o rezam tanto pública quanto individualmente. Consiste na recitação seriada de orações com o auxílio de uma corrente com contas ou nós, que recebe o mesmo nome. O rosário também compreende a contemplação de determinadas passagens da vida de Jesus e de sua mãe Maria



ORIGEM DO ROSÁRIO





A origem do Rosário é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. Em 1328, segundo a Tenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.
Nasceu assim a devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora. Os promotores e também divulgadores desta devoção foram os Dominicanos, que também criaram as Confrarias do Rosário.
O papa dominicano Pio V animou vivamente a prática da recitação do Rosário, que, em breve, se tornou a oração popular predileta da cristandade. Esta devoção tem o privilégio de ter sido recomendada por Nossa Senhora em Lourdes, na França, em Fátima, Portugal e em Medjugorje, o que depõe em favor de sua validade em todos os tempos.



TERÇO


O rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinqüenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas terço. Cada terço compreende um conjunto especial de cinco mistérios: os gozosos, os dolorosos ou os gloriosos. O papa João Paulo II, por meio da carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 16 de outubro de 2002, sugeriu uma nova série de mistérios, os chamados mistérios luminosos. Essa nova série de mistérios disponíveis para contemplação não alterou o formato do Rosário Tradicional, que continua sendo de 150 Ave Marias, ou três Terços de 50 Ave Marias com os 3 mistérios: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos.
O terço pode ser rezado individual ou coletivamente. O terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora. Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos: “Meus filhos, rezem o terço todos os dias”.






COMO REZAR O TERÇO


Ao rezar o terço se inicia com o sinal da Cruz, uma invocação ao Divino Espírito Santo (Vinde Espírito Santo…) e a apresentação das intenções pelas quais se reza. Em seguida, reza-se o Creio, um Pai Nosso três Ave-Marias e um Glória ao Pai. Depois se anuncia o Mistério (meditando-o) – conforme o dia da semana – e continua-se com um Pai Nosso e Dez Ave-Marias. Segue-se esse processo para cada um dos cincos Mistérios. No final de cada Mistério reza-se o Glória ao Pai e a Jaculatória ensinada por Nossa Senhora de Fátima (Portugal), aos três pastores: “Ó Meu Bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno levai as almas todas para o céu e socorrei as que mais precisarem’’. Termina-se o terço com a oração de Agradecimento, seguida pela Salve Rainha e Ladainha.





Então é isso, leitores... 

Que Deus os abençoem.
E que a Virgem Maria vos guardem!








Fontes:
https://movimentojovensmarianos.wordpress.com/oracoes/como-rezar-o-rosario/
http://www.rezaroterco.com.br/rezar-o-terco/
http://www.arcanjomiguel.net/santo_rosario_25.html
http://mulherescatolicas.com/
http://precantur.blogspot.com.br/p/santo-terco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário