quarta-feira, 16 de março de 2016

O uso do piedoso véu


Salve Maria!

São muitas as dúvidas a cerca do uso do véu na Santa Missa, hoje vamos esclarecer o que a igreja católica nos diz nos dias atuais sobre essa prática e tirar algumas dúvidas a cerca do tema.


 O QUE A IGREJA CATÓLICA NOS DIZ

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “quase não há uso honesto de coisas materiais que não possa ser dirigido à finalidade de santificar o homem e louvar a Deus.” (§1670). O uso do sacramental não é essencial, portanto, à salvação, mas um auxílio, sendo assim o uso do véu pode ser considerado um sacramental. O uso do véu na Santa Missa vem desde o inicio do cristianismo no Oriente. Alem de ser um preceito bíblico se preservou na Igreja de Cristo por milênios. E ainda é seguido por grupos católicos. Antes do Concílio Vaticano II o uso do véu era obrigatório ( ao menos no momento da consagração e comunhão) em toda Santa Missa, após o CVII perdeu-se o costume do uso do véu, talvez por falta de incentivo ou pela diminuição da piedade, com o passar dos anos. Depois disso o Código de direito canônico (CDC) reformado afirma que a moça ou senhora pode ou não usar o véu na Santa Missa. Sendo assim não foi retirado o costume, as moças e senhoras que assim desejarem podem ainda fazer uso deste belo costume. Na maioria das representações da Virgem Maria, ela está de véu, com isso o uso do véu pelas mulheres é uma forma de imitação a Nossa Senhora, nosso modelo de modéstia e pudor. 
Em I Cor 11, 4-13, diz: "Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor. E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem. Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus. Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?"


Ainda existem piedosas moças em todo mundo que utilizam o véu. Além de ser um lindo costume é extremamente relevante para manter a modéstia diante do Senhor e necessário também no momento da confissão.


PORQUE USAR O VÉU

Em antigas tradições, o “véu” representava pureza e modéstia em várias religiões e culturas. Um véu é tanto um símbolo como um místico sacrifício que convida a mulher a subir a escada da santidade. Quando uma mulher cobre sua cabeça na Igreja Católica, simboliza sua dignidade e humildade diante de Deus, não dos homens. O objetivo do uso do véu é nos esconder e evidenciar somente a Nosso Senhor.



COMO ME VESTIR PARA IR À SANTA MISSA?

É importante que juntamente com o véu, a mulher se vista com modéstia e pudor, procurando usar sempre saias e vestidos e estes sempre cobrindo os joelhos, de forma que quando você estiver sentada, eles continuem cobertos, e que cubram os ombros.
O Catecismo da Igreja Católica (n. 1387) afirma, sobre o momento da Sagrada Comunhão: "A atitude corporal - gestos, roupa - há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede."


SOBRE AS CORES DO VÉU

Segundo a tradição católica, recomenda-se que se faça o uso do véu e que este seja de renda, sendo branco para as solteiras, em sinal de pureza. E as casadas recomenda-se que usem o véu preto. Seguem algumas imagens de véus abaixo:

Para as solteiras:


Para as casadas e viúvas:


O Padre Paulo Ricardo em seu programa "Resposta Católica" esclarece algumas dúvidas sobre o uso do véu no vídeo a seguir:



ORAÇÃO AO VESTIR O VÉU

Divino Espírito Santo, hóspede da minha alma, convencida de que a minha verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus Pai, visto este véu na minha cabeça na esperança não de aparecer, mas de desaparecer, não para atrair a atenção sobre a minha pessoa mas, para esconder-me na imitação de Maria Santíssima. Que todos olhem para Vós Deus Pai, Filho e Espírito Santo, Amém. (Um monge sacerdote)



"Tudo que é sagrado a Igreja cobre com um véu."(Padre Paulo Ricardo).




Fontes:
http://velatam.blogspot.com.br/2009/04/como-se-vestir-para-ir-santa-missa.html
http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2014/01/perguntas-e-respostas-sobre-o-uso-do-veu.html
http://www.montfort.org.br/uso-do-veu/
http://floresdamodestia.blogspot.com.br/2013/01/o-piedoso-uso-do-veu.html
https://padrepauloricardo.org/episodios/e-permitido-o-uso-do-veu-na-igreja

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário